Homeopatia

Sobre a Homeopatia


A homeopatia está evoluindo e avançando diariamente, sob o ímpeto e graças ao trabalho de centenas de médicos, cientistas, acadêmicos e laboratórios que sem cessa, pulsam os limites de seus conhecimentos para melhorar a eficiência desses medicamentos.

O que é homeopatia ?
Homeopatia é uma das áreas de terapia médica. É um método terapêutico baseado na prescrição de medicamentos derivados do princípio farmacêutico da analogia, geralmente usado com pequenas ou ínfimas doses.

O principio da analogia
Como Hipócrates já havia formulado, o principio da analogia estabelece uma relação entre a ação terapêutica de uma substância e sua toxicidade. Consiste em administrar uma substância medicinal que, com altas doses em um indivíduo saudável, por intoxicação, pode provocar uma série de sintomas similares aos que ele apresenta quando se encontra doente. Esse método é também a base do princípio de vacinação, o fruto das observações de Edward Jenner em 1796, ano em que Samuel Hahnemann publicou sua pesquisa sobre os princípios dos medicamentos e desenvolveu sua abordagem terapêutica.

“O infinitesimal”: um desafio científico
Ao aplicar o princípio da analogia, a homeopatia utiliza os efeitos terapêuticos das substâncias atenuando sua toxicidade pelo uso de pequenas doses até o nível “infinitesimal”. As experiências mostram que mesmo a um grau elevado de diluição do princípio ativo, os efeitos terapêuticos permanecem. Embora o progresso venha sendo feito diariamente, os conhecimentos atuais ainda não nos permite contabilizar o modo de ação das dissoluções “infinitesimais”. A homeopatia confirma que substâncias diluídas além dos limites conhecidos da matéria possuem algo de detectável, mensurável, reproduzível e a atividade física ou biológica específica da substância diluída, mesmo que não haja o menor traço dessa substância. Levantaram-se muitas hipóteses para verificar esse postulado. Entretanto, o “infinitesimal” permanece um desafio científico.

A abordagem homeopática
A homeopatia é um método terapêutico científico e humano, com grande abertura ao progresso científico e técnico assim como á escuta do paciente. Ela privilegia a prevenção. Existe apenas uma medicina que combina conhecimento científico com a escuta atenciosa e a observação do paciente com suas particularidades. A medicina holística também deve individualizar cada paciente, não somente a homeopatia. O médico não deveria a priori, escolher um tratamento ou um certo método terapêutico, mas sim levar em conta sempre o seu nível de conhecimento sobre cada tipo de tratamento e as particularidades de cada paciente. A escolha de um medicamento homeopático envolve muito mais de individualização que um medicamento alopático. O diagnóstico da doença estando feito e o tratamento pela homeopatia escolhido, o médico deve procurar o(s) medicamento(s) que correspondem á esse paciente para essa doença.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cicatrimed para amenizar rugas e cicatrizes

Diabetes , como saber se tenho?

Ômega 3